O manual completo do suicídio

O manual completo do suicídio

O Manual Completo de Suicídio (em japonês: 完全自殺マニュアル) é um livro japonês escrito por Wataru Tsurumi. Sua primeira publicação deu-se em 4 de julho de 1993, e vendeu mais de um milhão de exemplares. O livro de 198 páginas dá descrições explícitas e analisa uma variedade de métodos de suicídio como overdose, enforcamento e envenenamento, e não se trata de um manual para doentes terminais. Não há preferência por métodos menos dolorosos ou mais dignificantes; o livro avalia de fato cada método em termos da dor que ele causa, a preparação necessária, a aparência do corpo após a morte e sua letalidade.

Apesar do tema polêmico , o livro vendeu milhões de cópias. Ele não fica de mimimi no livro não, ele detalha pragmaticamente os métodos, sem alusões a filosofia, religião ou sentimentalismo. Ele só faz uma única pergunta: "Por que alguém precisa viver?".

O Autor

O manual completo do suicídio

O livro


O livro tem o propósito de ser um manual. O autor não discute razões ou filosofias por trás do suicídio. Ele retoricamente põe a pergunta por que alguém precisa viver?, mas a deixa sem resposta. O livro simplesmente descreve os métodos de suicídio e então faz análises detalhadas sobre cada um deles.

O livro é dividido em 11 categorias, 11 formas de cometer o suicídio:

→ Overdose.
→ Enforcamento.
→ Auto-defenestração (ato de jogar algo pela janela, ou seja, se jogar pela janela).
→ Corte de pulso e carótida.
→ Colisão de carro.
→ Envenenamento por gás.
→ Choque elétrico.
→ Afogamento.
→ Auto Imolação.
→ Congelamento.
→ Outros.

Todos os capítulos iniciam com um gráfico descrevendo o método a ser analisado, em termos da dor que ele causa, a preparação de que ele necessita, a aparência do corpo após a morte, a perturbação que ele pode causar aos outros e sua letalidade. Cada um desses itens é avaliado com crânios, onde 5 crânios representam a maior pontuação.




Reação pública


No Japão o livro não foi proibido, existem muitos casos de suicídio onde o livro foi encontrado próximo ao corpo; em alguns casos, estudantes. Uma vez que o tema abordado no livro não recai sobre este tipo, apesar de em alguns casos de suicídio, ter sido encontrado o livro próximo ao local do ato. Lá eles só censuram órgãos genitais, e somente em alguns lugares o livro foi rotulado como "yugaitosho" ou seja "perigoso à saúde", (acho que se escreve corretamente yuugai tosho, que significa "livros nocivos").

O livro não encoraja ou desencoraja o suicídio, de forma que não recomenda a um eventual suicida que procure ajuda. O livro mostra que certos métodos são mais dolorosos e mais fatais que outros. Além disso, mostra que certos métodos "populares" de suicídio têm uma baixa probabilidade de sucesso. Por esta razão, alguns argumentam que o livro tornou as tentativas de suicídio mais fatais. Alguns ainda atribuem a alta taxa de suicídio no Japão não apenas ao alto número de tentativas, mas à letalidade dos métodos utilizados, e o livro contribui para isso.

Após intenso debate e crítica, Wataru Tsurumi publicou um segundo livro: Nosso Completo Manual de Suicídio. Neste livro, ele publica cartas de fãs e de ódio que ele recebeu. Este livro ajudou a focar a atenção do público nas diferentes razões pelas quais as pessoas cometem suicídio, e as eventuais controvérsias. O livro ainda é amplamente disponível. A mesma editora, mas com um outro autor, publicou O Manual Completo do Desaparecimento em 1994.

No Japão o suicídio não é visto como é aqui, como quase um tabu, condenado pela religião. Lá o suicídio já foi visto como algo honroso, um ato de coragem, até mesmo de lealdade. Até existem histórias de samurais, que quando estavam apaixonados, preferiam se matar, do que quebrarem suas regras.

Dizem que a taxa de suicídio aumentou depois do lançamento do livro, mas isso não é comprovado.

Eu ainda acho que as pessoas tem o direito de escolha, mas se você anda meio mal, de um tempo e uma segunda chance, converse com alguém de confiança. E não adianta criar esperança, o livro ainda não tem tradução, a não ser que você saiba ler em JAPONÊS.

Adaptação para o cinema


Fukutani Osamu foi inspirado no livro e fez o filme manual do suicídio em 2003.

2 comentários:

Monhÿ disse...

Muito triste q nao tem tradução. Queria muito ler e escolher uma modalidade de forma analítica

Neto disse...

Se vc precisa de ajuda manda msg nesse número --> (93)991322096

Postar um comentário